quinta-feira, 14 de março de 2013

Boa tarde, meninas!


Casamentos são cerimônias que, além de comoventes, são repletas de tradições. Tradições essas que acompanham as famílias há tantas gerações, com os mesmos símbolos e costumes, que dificilmente paramos para pensar de onde eles surgiram.
De onde veio o buquê?  E o vestido branco?

Confira abaixo alguns dos gestos simbólicos comuns em casamentos e sua origem:

Vestir-se de branco:

Ao contrário do que a maioria pensa, o branco nem sempre foi símbolo de castidade e pureza. Antigamente, nos tempos dos romanos, o branco era visto como a cor da riqueza e celebração. O azul que era a cor da pureza e a cor mais usada em casamentos era o vermelho, por representar amor e paixão.
 A responsável pelo uso do branco, que se estende até os dias de hoje, foi a Rainha Vitória do Reino Unido, que surpreendeu a todos com um vestido branco na sua união com o Príncipe Alberto de Saxe, lançando tendência e sendo copiada por mulheres do continente europeu e até do americano.
O vestido branco abriu um leque de possibilidades para outros tons da mesma gama de cores: of white, marfim e champagne. Por ditar moda em casamentos de muitas partes do mundo,tomou o lugar do azul e passou a ser ele o símbolo de pureza e castidade.
Em algumas culturas orientas o branco é a cor do luto e o vermelho é a cor da celebração.




Chuva de arroz:

Em algumas culturas, principalmente a chinesa e hindu, jogar arroz é um costume milenar. O grão simboliza fertilidade, portanto, jogar arroz sobre os noivos é desejar fartura, fertilidade e prosperidade ao casal.





Buquê de flores:

O buquê teve sua origem na Grécia Antiga. Nessa época eram feitos de ramos de ervas e alho, o que significava atrair bons fluídos e afastar o mau agouro.
Já na Idade Média, como as noivas faziam o trajeto a pé para a igreja, no caminho recebiam flores, ervas, temperos, tudo o que pudesse trazer sorte e felicidade. Eram tantas as ofertas que um buquê se formava em suas mãos.
Na era Vitoriana, século XIX, as flores eram usadas para demonstrar os sentimentos (já que dizer era impróprio). Os buquês passaram então a serem compostos de acordo com o significado das flores. As intenções eram assim demonstradas sem precisar usar uma palavra sequer.
Antigamente era costume as noivas terem dois buquês: um era abençoado pelo sacerdote e preservado numa redoma de vidro, sendo exposto na sala da casa ou no quarto e o outro era arremessado para as mulheres solteiras da festa, o que significava que a 'sortuda' que o pegasse seria a próxima a se casar.
O hábito de jogar o buquê foi preservado até hoje. Muitas mulheres aguardam ansiosamente pelo momento na esperança de se casarem também.



Nome das amigas na barra do vestido:

Segundo a tradição, a noiva escreve o nome das melhores amigas na barra do vestido para desejar bons fluídos e que todas se casem bem.




Something Old, Something New, Something Borrowed, Something Blue:

Essa tradição vinda dos Estados Unidos vem ganhando força no Brasil. Consiste em usar, no dia do casamento, quatro elementos diferentes: algo velho (mostra ligação com a família- pode ser um véu, uma jóia ou algum outro elemento), algo novo (usado para trazer sorte para a vida de casado), algo emprestado (representa a amizade e pessoas queridas, que sempre estarão por perto) e algo azul (um costume vindo da Roma Antiga que simboliza fidelidade).






Lua de Mel:

A expressão “lua de mel” tem várias versões de como surgiu. Uma delas conta que dentre o povo germânico, era costume na cerimônia de casamento, geralmente realizada na fase da lua nova, que os noivos bebessem ao luar uma mistura de água com mel, chamada hidromel, para que tivessem sorte em sua vida a dois. Já na Roma Antiga, o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém-casados a fim de que tivessem uma “vida doce”. Uma outra versão ainda mais antiga conta que na Babilônia, há dois mil anos antes de Cristo, o pai da noiva oferecia ao genro hidromel, para que o mesmo consumisse nos 30 dias imediatos ao casamento, quando os noivos comemoravam entre si a união matrimonial. Era comum a crença de que se a bebida fosse consumida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas, nasceria um filho varão. Na época, a contagem dos dias era feita pelo calendário lunar, motivo pelo qual o período pós-matrimônio ficou conhecido como “lua de mel”.
Atualmente a lua de mel nada mais é que um período em que os recém-casados viajam e aproveitam alguns dias na companhia um do outro e vivem intensamente momentos únicos de carinho e amor.










Nenhum comentário:

Postar um comentário